logo image

Top 5: editores de texto gratuitos para escritores

November 25th, 2013  |  Published in Destaques, Escrever  |  1 Comment

As ferramentas não fazem o carpinteiro mas, se forem boas, ajudam muito. Ficam aqui as nossas sugestões de editores grátis para escrever mais e melhor, e sem interrupções.

WriteMonkey

writemonkeyEste editor minimalista está cheio de pequenas funcionalidades, muito úteis para escritores de contos ou formatos mais curtos. Podemos personalizar o aspecto e até adicionar o som de máquina de escrever (acreditem, ajuda a concentrar e a manter o ritmo). Visitem a página do WriteMonkey para ver tudo o que podem fazer.

 

Q10

Muito semelhante ao WriteMonkey, este editor parece ser mais leve e tem menos funcionalidades.  Mas nada que lhe retire a capacidade de criar um ambiente imersivo e sem distracções para que possamos teclar à vontade.

Para descarregar de borla.

 

Google Drive

google driveAcreditem ou não, este é um dos melhores editores de texto que podem ter: é grátis, completo, está disponível onde tiverem acesso à internet e à vossa conta de Gmail. Tem armazenamento próprio, por isso não têm que se preocupar com pen drives, e afins. E pode servir de ferramenta colaborativa, partilhando o documento com quem quiserem.

 

Draft

O Draft é mais complexo que os exemplos anteriores, mas é muito útil para quem publica online e em regime colaborativo- ou para quem tem um revisor implacável. Tem várias funcionalidades interessantes, incluindo o Modo Hemingway, descrito como “escreve agora, edita depois”.

Como o Google Drive, não é preciso fazer o download de nenhum software, basta só ir ao site, fazer login e escrever. Depois é escolher entre fazer download, publicar no WordPress, ou no Tumblr.

 

CeltX

O CeltX é um software dedicado a guionistas, mas alargou o seu âmbito para qualquer tipo de obra mais complexa, como BD, teatro ou um romance. Poderosíssimo, é excelente para trabalhar em formatos longos, com fichas de locais, personagens, storyboards, tudo o que um autor – de audiovisual ou não – necessita para desenvolver a sua obra. O CeltX pode ser comprado, mas a versão grátis chega e sobra para grande parte das necessidades.

Vejam o vídeo.

DICAS

Um truque que recomendamos é usar o Dropbox como pasta de destino dos ficheiros que estão a editar. Criem um pasta específica para os vossos trabalhos e tenham-nos sempre disponíveis, mesmo que não estejam no vosso computador: basta só entrar na vossa conta do Dropbox e continuar a teclar. Além disso, em caso de tragédia e o vosso disco pifar, estarão sempre salvaguardados.

Outro é usar headphones ou outro tipo de auriculares, para poderem ouvir qualquer coisa que bloqueie o ruído externo. Há várias rádios online dedicadas a som ambiente ou minimalista, mas sobre isso falaremos noutro post.

Se conhecerem outras ferramentas, partilhem-nas connosco.

 

Tags: , , , , , ,

One Comment

  1. Bruno Miguel says:

    O drft.it também é porreiro.

Your Comments

_____________________________________

Livros

Novo Conto : “A Feira”, de Bárbara Lopes

feira-site-cover

Dois Novos Contos de Carla Ribeiro

cover-post-carlaverde

Novo Livro: O Homem Bala

cover

A corda

Devices

O canhão de Bataille

blue cnnon